SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca. O objetivo é alcançar bom posicionamento orgânico de páginas da web no Google e em outros buscadores, com conteúdos de qualidade e que entreguem uma boa experiência para os usuários.
SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital. Afinal, quem não deseja aparecer nas primeiras posições da busca orgânica do Google?
Lá estão os links mais visualizados e clicados pelos usuários, que não costumam passar da primeira página para encontrar as respostas que buscam.
Então, uma boa estratégia de SEO permite que você chegue lá! O seu site, blog ou loja virtual se torna mais conhecido, ganha autoridade no mercado, recebe mais visitantes e aumenta as chances de conversões.
E sabe o que é melhor? Você consegue tudo isso sem investir em mídia, com base em otimizações nas suas próprias páginas e no relacionamento com outros sites para melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários.
Neste guia completo sobre SEO, você vai saber tudo sobre como chegar ao topo do Google! Vamos abordar os tópicos a seguir e, ao final, você ainda tem um quiz para ver se entendeu tudo direitinho sobre os diferentes tipos de SEO.
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para melhorar a visibilidade e o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo. O objetivo do SEO é aumentar o tráfego de visitantes qualificados ao site, proporcionando maior exposição e, consequentemente, potencializando as oportunidades de conversão e vendas.
O que são motores de busca?
Motores de busca são sistemas formados por uma série de algoritmos que têm a função de rastrear, indexar e rankear os conteúdos da web para exibi-los de maneira ordenada nas pesquisas dos usuários.
Eles também podem ser chamados de buscadores, sites de busca, mecanismos de pesquisa ou search engines (em inglês).
Quando falamos de buscadores, falamos não apenas do Google, mas também do Bing, Yahoo!, Baidu e outros sistemas. Até mesmo o YouTube e o Pinterest, por exemplo, podem ser entendidos como mecanismos de busca, já que são bastante usados para encontrar conteúdos.
Mas é claro que o Google se destaca entre eles, com mais de 92% de share no mercado das buscas.
Cada mecanismo tem o seu modo de operação e os seus critérios de rankeamento. Mas o objetivo final é sempre o mesmo: oferecer as melhores respostas para aquilo que o usuário está procurando.
Como funcionam os motores de busca?
Você já pensou em tudo que o Google faz toda vez que você digita uma pesquisa? Para exibir uma lista de resultados que respondam a sua dúvida, há um longo processo — embora isso aconteça em milissegundos!